+

Pediatria

Apresentação      : 

O programa de Residência Médica em Pediatria da Universidade Estadual de Maringá será desenvolvido obedecendo a Resolução no 01/81 da Comissão Nacional de Residência Médica e o Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato sensu, modalidade Residência Médica.
O programa de Residência Médica em Pediatria terá duração de dois anos, com carga horária anual de 2880 horas (duas mil oitocentos e oitenta horas), estando incluídos até 20 horas semanais para plantões e 30 dias de férias.  No primeiro ano será obrigatória a participação nas disciplinas de: Bioestatística Aplicada; Metodologia científica; Epidemiologia Clínica e Medicina baseada em Evidências; Controle de infecção hospitalar; Bioética.
Os médicos residentes serão submetidos a quatro avaliações teóricas e/ou prática em cada ano, acompanhada de avaliação conceitual, baseada nos seguintes itens: ética, relacionamento, atenção à hierarquia, responsabilidade, comportamento, disciplina, compromisso social, pontualidade e desempenho prático, com nota variável de 0 a 10.
A promoção para o ano seguinte e a obtenção do certificado de conclusão do Programa de Residência dependerá do cumprimento integral da carga horária prevista e da obtenção de média igual ou superior a 7,0 (sete) em todas as avaliações.
As avaliações teóricas para este ano serão de acordo com calendário a definir. As avaliações práticas não terão data estipulada, e poderão ser realizadas em qualquer momento de acordo com o estágio do residente.
Ao final do primeiro ano, o residente deverá apresentar um projeto de pesquisa, como produto da disciplina obrigatória de Metodologia Científica. Durante o segundo ano do curso, o aluno deverá desenvolver o referido projeto e apresentar um artigo científico, produto dessa pesquisa, que estará incluído nos critérios de aprovação. (Resolução 008/2012-CEP).

Supervisora do Programa de Residência Médica em Pediatria:

PROFª ME. ANA GABRIELA GOMES FERRARI STRANG 
      
Nº de bolsas autorizadas - CNRM: 12 (4 R1 - 4 R2 - 4 R3)
Nº de bolsas autorizadas - UEM: 12 (4 R1 - 4 R2 - 4 R3)
Nº de bolsas utilizadas - HUM: 12 (4 R1 - 4 R2 - 4 R3)
Duração: 3 anos

Parecer CNRM: nº 1240/2021 de 22/10/2021

Processo: nº 287/2002-PRO - Volume 01 e 02 (UEM)

 

Médico Residente Representante: Ariely Pires de Oliveira